SketchUp: quais os principais comandos usados?

As ferramentas de desenho são fundamentais para que engenheiros consigam visualizar, testar e, principalmente, elaborar seus projetos, sejam eles relacionados ao projeto estrutural, projetos complementares, projeto arquitetônico, entre outros. E um dos principais programas é o Sketchup. Afinal, você sabe quais são os principais comandos do Sketchup usado para engenheiros?

Dessa forma, a fim de tratar de forma profunda e ampla sobre o tema, fizemos este artigo. Falaremos o que é o sketchup e qual a sua importância. Ao final, falaremos sobre os principais comandos do programa.

Continue lendo e confira!

O que é o Sketchup?

Sketchup é um software próprio para a modelagem de elementos 3D. Ele torna a apresentação desses elementos mais realista, favorecendo o fator comercial. Por isso, é muito utilizado por profissionais da construção civil, a fim de produzir imagens realistas de seus projetos.

Inicialmente, o programa pertencia à empresa At Last Software, mas a Google a comprou no ano de 2012, principalmente por conta da intuitividade no uso do software. Dessa forma, dispõe de ferramentas bem definidas e desenvolvidas. É muito comum encontrar pessoas que nunca estudaram o programa, mas que o utilizam de forma muito efetiva. 

Uma das principais vantagens desse software está na visualização do elemento antes da renderização. Muitos concorrentes do sketchup apresentam uma visualização ruim, especialmente quando o objeto ainda está sendo desenhado. O sketchup permite uma visualização clara e ampla do objeto antes mesmo da sua renderização.

Além disso, como foi falado anteriormente, o programa é muito simples e de fácil utilização. Desse modo, as empresas que adotarem este programa não precisarão gastar muito com cursos profissionalizantes para seus profissionais.

Qual a importância do Sketchup para engenheiros?

É verdade que esse programa é muito mais utilizado por arquitetos e designers de interiores. Contudo, o uso desse software não é restrito a esses profissionais. Pelo contrário, engenheiros podem e devem utilizar em muitas situações.

Um dos usos mais comuns do Sketchup na engenharia se dá por meio da modelação da topografia do ambiente, o que é muito mais trabalhoso em outros softwares do ramo.

Além disso, é possível desenvolver o projeto estrutural de forma completa com uso do Sketchup. Quando falamos em projeto estrutural, muitos profissionais têm em mente apenas o cálculo estrutural. Contudo, o projeto vai muito além disso e engloba também as soluções, que abrangem, inclusive, o desenho da estrutura.

Dessa maneira, para visualizar a estrutura e as possíveis soluções, o engenheiro pode desenhar o sistema estrutural no Sketchup.

Além de facilitar o seu entendimento, o programa oferece a oportunidade de gerar uma perspectiva da estrutura, o que serve para compreensão dos outros profissionais envolvidos com a edificação, incluindo arquiteto, outros engenheiros e o cliente.

O mesmo vale para a produção de projetos complementares. Além do sistema em si (hidrossanitário, por exemplo), é possível verificar como aquele sistema se encaixa com o projeto estrutural ou mesmo com o projeto arquitetônico, evitando problemas de compatibilidade entre os projetos.

Quem modela projetos em plataformas eletrônicas sabe o quão trabalhoso é modelar um telhado. E essa é uma das partes mais importantes em qualquer maquete ou imagem. Dessa forma, é importante buscar por programas que facilitem a elaboração das coberturas. E os plugins do Sketchup são muito eficientes nesse sentido.

Outras facilidades estão relacionadas ao corte automático e à produção de vistas de fachadas da edificação.

Você também pode gostar de ler: “Revit: quais os principais comandos usados?”

Principais comandos de Sketchup para engenheiros

Assim como ocorre com outros softwares, o uso do Sketchup se torna otimizado de acordo com a familiaridade do usuário com o programa. Contudo, existem alguns comandos que são obrigatórios. Dessa maneira, com eles é possível obter uma infinidade de possibilidades. Depende da criatividade do usuário!

Entre os principais comandos do software, destacamos:

A: Criar um arco;

C: Criar um círculo.

E: Apagar um ou mais objetos.

L: Criar uma linha.

M: Mover um ou mais objetos.

F: Equilibrar.

O: Orbitar.

B: Pintar um elemento com um balde de tinta.

P: Puxar e empurrar um objeto.

R: Criar um retângulo.

Q: Rodar um objeto.

S: Alterar a escala de um objeto.

T: Fita métrica – fazer a medição de objetos.

Z: Dar zoom em um objeto ou desenho.

Tecla de espaço: seleciona um objeto.

CTRL +E: funciona como o Fillet no AutoCAD (suaviza as bordas de um objeto).

SHIFT + E: Esconde um elemento.

ALT + F: Permite a sobreposição de objetos.

CTRL + M: Move uma cópia de objeto.

CTRL + R: começa o desenho do centro.

SHIFT + Z: Altera o campo de visão.

Sendo assim, existem diversos comandos Sketchup para engenheiros que você pode utilizar para aplicar as diferentes funções que o programa oferece para estes profissionais. E você, o que está esperando para utilizar esse programa de forma produtiva. Clique aqui e conheça nosso curso de SketcUp. 

 

Posts Similares