Revit: Quais os principais comandos usados?

A engenharia é um campo que se transforma de acordo com as tecnologias disponíveis. E uma das tecnologias mais importantes no momento são os softwares. Nesse contexto, o Revit se destaca. Desse modo, você saberia responder quais são os principais comandos do Revit para engenharia?

Com o intuito de responder essa questão, preparamos este artigo. Falaremos um pouco sobre o que é o Revit, qual a sua importância na construção civil e, em seguida, falaremos sobre os principais comandos do Revit para engenharia. Acompanhe!

Revit principais comandos usados
Logo Revit

O que é o Revit?

Revit é um programa de modelagem desenvolvido pela Charles River Software no ano de 1997. Em 2002 a Autodesk comprou o programa e é responsável por ele até os dias de hoje. Antes de entender o que é o Revit, é necessário conhecer sobre a tecnologia BIM, que norteia todo o programa.

BIM nada mais é do que a abreviação de Building Information Modeling, ou Modelagem de informação da Construção, em tradução livre. A proposta dessa tecnologia é construir um modelo digital da construção de forma fiel ao que ocorre no mundo real.

A partir desse modelo digital, todas as informações da construção podem ser extraídas, como plantas técnicas, maquetes eletrônicas, orçamento de obras e até mesmo o ciclo de vida da construção.

Para isso, o programa utiliza informações paramétricas entre os objetos. Assim, quando uma mudança é feita em uma planta baixa, ocorre uma alteração automática nos cortes e em todos os aspectos da obra.

Inicialmente, o Revit foi utilizado para produção de maquetes eletrônicas, mas logo ganhou espaço para otimizar a produção de plantas técnicas e muitos outros aspectos.

Atualmente, existem diversas dimensões BIM que o Revit engloba:

  •   2D – Dimensão Gráfica (plantas técnicas);
  •   3D – Dimensão das perspectivas e maquetes em três dimensões;
  •   4D – Dimensão do Planejamento de obras;
  •   5D – Dimensão de custos e orçamento de obras;
  •   6D – Dimensão de sustentabilidade;
  •   7D – Dimensão do ciclo de vida da construção;
  •   8D – Dimensão da segurança.

Qual a importância do Revit nos dias atuais?

Se você abordar qualquer gestor de engenharia ou construção sobre quais são os maiores gargalos do setor, uma resposta muito comum é: falta de integração e compatibilidade entre os projetos.

Ou seja, há uma falha de comunicação entre projetos e profissionais de diferentes áreas. Isso acontece pois os projetos são elaborados de forma separada.

Um exemplo muito comum está na falta de integração entre o projeto arquitetônico e o projeto estrutural. Além de gerar uma necessidade de retrabalho, seja do projeto arquitetônico, seja do projeto estrutural, esse tipo de desentendimento acaba desgastando a relação entre diferentes profissionais.

Outros projetos que costumam dar bastante trabalho por conta da falta de integração são os projetos complementares. Esses costumam ser feitos de forma separada e, em muitos casos, sem serem levados em consideração tanto pelo engenheiro estrutural quanto pelo projetista.

O Revit resolve boa parte desses problemas pois todos os profissionais podem trabalhar em seus projetos em um modelo conjunto, evitando assim que seja necessário retrabalho para ajustar e compatibilizar diferentes projetos.

Além dos benefícios já citados, essa prática contribui para gerar bastante economia, pois muitos dos erros são notados apenas na obra. Dessa maneira, com o uso do Revit e tecnologia BIM, os erros são vistos de forma antecipada, antes mesmo da obra começar.

Você também pode gostar de ler: “SketchUp: quais os principais comandos usados?

Quais são os principais usados?  

Assim como ocorre com o AutoCAD, os comandos do Revit são muitos e podem servir para diferentes situações. Desse modo, apenas o uso contínuo com a ferramenta pode proporcionar um uso adequado destes comandos. Contudo, vamos deixar aqui os principais e o que fazem.

WA: Cria uma parede.

SB: Cria um piso estrutural na edificação.

LL: Coloca um nível na vista.

FT: Cria uma fundação de parede para o modelo da construção.

CL: Cria um modelo de suporte para receber as cargas verticais da construção.

BM: Adiciona um elemento de viga estrutural ao modelo.

DR: Adiciona uma porta ao modelo da construção.

WN: Adiciona uma janela ao modelo da construção.

RT: Identifica o ambiente selecionado de acordo com um nome a ser inserido pelo projetista (Quarto, sala, etc.).

RR: Renderiza uma imagem de acordo com o modelo da construção.

DT: Desenha os dutos do modelo da construção.

PF: Desenha uma conexão de tubulação em um sistema de tubulação.

Dessa forma, o Revit é um dos programas mais importantes, pois utiliza a tecnologia BIM que permite maior integração e compatibilização de projetos. Portanto, conhecer os principais comandos do Revit é fundamental para começar a utilizar o software de forma eficiente. E você, o que está esperando para utilizar esse programa de forma produtiva. Clique aqui e conheça nosso curso de Revit. 

Posts Similares