O que são Sapatas? Conheçam todos os tipos

Na elaboração de projetos, uma das partes mais importantes é definir que tipo de fundação será usada, um dos tipos mais comuns de fundações são as sapatas. Tendo em vista que, uma fundação bem projetada vai garantir a durabilidade e a segurança da obra. É importante saber as características de uma sapata e quais são os seus principais tipos.  Afinal, você sabe o que são sapatas?

Com o objetivo de responder essa questão, fizemos esse artigo. Falaremos sobre o que é sapata, qual a sua importância para os sistemas estruturais e quais são os tipos de sapata mais comuns na construção civil. Acompanhe!

O que são Sapatas?

Sapata é um elemento estrutural. Pode ser definida como o elemento que transmite o peso da obra para o solo. A definição pode ser extraída da NBR 6122/2010, que trata sobre projeto e execução de fundações.

Segundo esta norma, sapata é: “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

Outra norma que confere um entendimento técnico para o termo sapata é a NBR 6118/2014, que afirma que as sapatas são “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de função, no caso de fundação direta”’.

Como as sapatas funcionam?

Sendo assim, é importante destacar que todo o peso gerado por uma obra, precisa ser transmitido da sapata para o solo. Dessa maneira, as dimensões de uma sapata dependem da resistência do solo e do peso que chega ate ela. O peso final é determinado pelo projeto estrutural, já a resistência do solo e obtida através de ensaios, como por exemplo o SPT.

Geralmente, as sapatas são escolhidas como fundação quando após a realização dos ensaios de solo, constatar que o solo tem uma resistência elevada nos primeiros metros. Por isso, as sapatas são consideradas fundações rasas.

Geralmente, as sapatas são de base quadrada ou retangular, são mais econômicas quando a proporção das dimensões do conjunto sapata pilar, e igual nos dois eixos. Caso não seja indicada esse tipo de fundação, e possível usar outras alternativas tipos as estacas, que são fundações profundas.

As sapatas são construídas com uso de concreto armado. Podem ser moldadas e executadas de diferentes maneiras. Falaremos disso posteriormente,

Quais as vantagens das sapatas?

Afinal, não existe construção sem a elaboração de uma fundação. Desse modo, as sapatas tem com a sua maior vantagem, a facilidade de  execução, podendo ser executada em diferentes tipos de solo.

Sendo assim, outra vantagem da sapata é o custo baixo. Dessa maneira, por ser facilmente executada, os custos de mão de obra e consumo de material são reduzidos. Gerando uma economia significativa para a obra.

Você também pode gostar de ler: “5 tipos de escadas: Qual a melhor para sua obra?”

Quais são os principais tipos de sapata?

Entre os principais tipos de sapata existentes, podemos destacar:

Sapata corrida

Sapata corrida é aquela que acompanha as paredes de uma edificação. Em geral, é utilizada em construções de pequeno porte. Nesse tipo de fundação, as cargas se dividem em um espaço maior do terreno.

Os pilares devem ser colocados sobre a linha da sapata, o que pode ser prejudicial para projetos mais complexos. Como ponto positivo, esse tipo de sapata não precisa da utilização de equipamentos mais complexos. É indicada para uso em terrenos firmes.

Sapatas isoladas

Diferentemente das sapatas corridas, essa sapata não é linear, mas sim um elemento isolado na fundação da edificação. Dessa maneira, ela se encontra abaixo dos pilares e é necessária uma sapata para cada pilar.

As cargas da edificação são divididas de acordo com a quantidade de pilares, de forma homogênea. Geralmente, há uma distribuição simétrica das sapatas a fim de otimizar o recebimento das cargas da edificação.

Sapatas associadas

Esse tipo de sapata também é conhecido como sapata combinada. Diferente da sapata isolada, esta é ligada a mais de um pilar. Isto é, recebe as cargas de dois ou mais pilares. A aplicação desse tipo de sapata é uma alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas for reduzida.

Sapatas com viga alavanca/de equilíbrio

De acordo com a NBR 6122, este tipo de sapata pode ser definido como:  “elemento estrutural que recebe as cargas de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações. Da utilização de viga de equilíbrio resultam cargas nas fundações diferentes das cargas dos pilares nelas atuantes”.

Dessa maneira, esse tipo de fundação é usada quando a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar. Dessa forma, precisa de um elemento para que seja suportado o momento fletor gerado por essa situação particular.

Sendo assim, saber o que é sapata é fundamental para quem trabalha com construção e engenharia. Após ler este artigo, você saberá as principais diferenças entre as sapatas e saberá qual usar.

O AutoCAD e uma das ferramenta mais importantes para a elaboração de projetos de fundação. Clique aqui para conhecer o nosso curso.

Posts Similares