5 tipos de escadas: qual a melhor para o sua obra?

As escadas são elementos fundamentais para a circulação vertical em qualquer edificação. Elas podem ser utilizadas tanto em ambientes comerciais, institucionais ou residenciais. Além disso, são aplicadas em espaços públicos ou privados. Desse modo, é importante conhecer os principais tipos de escadas em concreto armado.

Para falar sobre o assunto, falaremos um pouco sobre as escadas de concreto armado e, posteriormente, explanaremos sobre os principais tipos de escadas usados pela construção civil.

Acompanhe!

Características das escadas

Elas podem ter formatos e características diferentes e servem para facilitar a circulação vertical em edificação com dois ou mais pavimentos, ou mesmo para facilitar o acesso entre ambientes com níveis diferentes.

Entre os principais elementos de uma escada, destacamos:

  •   Piso ou degraus: parte em que se apoia os pés;
  •   Espelho: plano vertical que separa dois degraus;
  •   Patamar: grande piso que serve para descansar. Deve ser colocado entre um intervalo específico de degraus;
  •   Guarda-corpo: serve para garantir a segurança dos usuários da escada.
  •   Lances: sequência de degraus em uma mesma direção.

Dessa maneira,  a formula de Blondel é usada para que a escada seja construída dentro dos parâmetros adequados, que indica a altura ideal do espelho e largura adequada do degrau.

Fórmula de Blondel: 2E + P = +/- 64cm

Dessa maneira, as dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às recomendações definidas a seguir. Dessa forma, os parâmetros seguidos são:

  • pisos (p): 0,28m  ≤  p ≤ 0,32m;
  • espelhos (e): 0,16m ≤  e ≤  0,18m;
  • 0,63m  ≤ (p + 2e) ≤ 0,65m;
  • a largura mínima para as escadas em residências unifamiliares é de 0,80m.

Você também pode gostar de ler: “O que são Sapatas? Conheçam todos os tipos?”

Os 5 principais tipos de escadas

Agora falaremos dos principais tipos de escada em concreto armado:

1. Escadas em U

Essa escada recebe esse nome por conta de seu formato. Em geral é formada por três lances, separados por 2 patamares.  Ela é muito útil para espaços reduzidos, pois o seu formato não necessita de grandes espaços.

O principal desafio para a aplicação dessa escada está em não deixar um espaço morto na parte vazia do U. Isso pode ser vencido com criatividade com a inserção de plantas, sofás, entre outros elementos similares.

2. Escadas em L

A escada em L é uma das mais populares. Ela é composta, geralmente, de 2 lances de escadas separados por um patamar. Esse tipo de escada ocupa um grande espaço no ambiente e, portanto, é muito utilizada para ganhar destaque, especialmente em ambientes residenciais como sala de estar.

Dessa maneira, a parte inferior da escada pode ser utilizada para outros usos, como lavabos ou mesmo armários para armazenar materiais. Contudo, vale destacar que a altura do forro deve ser muito bem calculada para que não se crie um espaço claustrofóbico ou mesmo inutilizável.

3. Escada Plissada

Essa escada, também conhecida como escada zigue-zague, é uma das mais requisitadas sob o ponto de vista estético, pois cria um efeito interessante por conta do jogo de perspectiva. Nessa escada, a parte de baixo do degrau acompanha o formato da escada.

Escada Plissada
Exemplo de estrutura de Escada Plissada

4. Escada Espinha de Peixe

Você com certeza já viu uma escada desse tipo. Sabe aquelas escadas que possuem um apoio no eixo dos degraus? Estas são as conhecidas escadas espinha de peixe, que ganharam este nome por conta de este elemento lembrar bastante a espinha de um peixe.

Portanto, esse elemento tem como objetivo servir de viga para os degraus. Além disso, ele permite que os degraus sejam feitos com menos material e que ele não seja colado à parede, aumentando o apreço estético da escada e dando a ela uma característica de leveza ao ambiente.

Escada espinha de peixe
Exemplo de estrutura de Escada espinha de peixe.

5. Escadas Flutuantes

Como o nome dessa escada sugere, o nome indica que ela dá a sensação de estar flutuando no ambiente. Desse modo, por ser uma escada de grande apreço estético deve ser instalada em ambientes como sala de estar. Sendo assim, a sensação de leveza se dá com a eliminação das estruturas da escada, como na escada Espinha de Peixe.

Aos olhos do observador, a estrutura torna-se inexistente. Por isso, esse tipo de escada é acompanhada por um guarda-corpo de vidro. A fixação dos degraus é feita na parede. Sendo assim, o espelho não é preenchido com um material específico. Ou seja, no local do espelho fica apenas o espaço vazio.

Escada flutuante
Exemplo de estrutura de escada flutuante.

Sendo assim, existem diversos tipos de escadas em concreto armado. Dessa maneira, cada uma delas apresenta suas vantagens e desvantagens. E você, o que está esperando para tudo sobre escadas? Clique aqui conhecer nosso curso de dimensionamento de escadas.

Posts Similares